Páginas

sábado, 16 de fevereiro de 2013

V de Vingança: O Filme


Finalmente chegou a minha vez de falar sobre um filme, que além de ter uma ótima produção, sobretudo é inteligente e aborda assuntos de caráter sociopolítico e revolucionário, tudo isso com humor, ação e filosofia.




V for Vendetta (V de Vingança, no Brasil e em Portugal) é um filme de suspense de 2006, dirigido por James McTeigue e produzido por Joel Silver e pelos irmãos Wachowski, que também escreveram o roteiro. É uma adaptação da série de quadrinhos de mesmo nome de Alan Moore e David Lloyd. Situado em Londres, em uma sociedade distópica de um futuro próximo, Natalie Portman estrela como Evey, uma garota da classe trabalhadora que deve determinar se o seu herói se tornou a grande ameaça a que está lutando contra. Hugo Weaving interpreta V, um carismático defensor da liberdade disposto a se vingar daqueles que o desfiguraram. Stephen Rea vive um detetive que inicia uma busca desesperada para capturar V antes que ele inicie uma revolução.
O filme foi originalmente programado para ser lançado pela Warner Bros em 4 de novembro de 2005 (um dia antes do 400º aniversário da Noite de Guy Fawkes), mas foi adiado, e estreou em 17 de março de 2006. As críticas foram positivas e os ganhos de bilheteria mundial alcançaram mais de US$ 132 milhões, mas Alan Moore, depois de ter ficado desapontado com as adaptações cinematográficas de duas de suas outras novelas gráficas, Do Inferno e A Liga Extraordinária, recusou-se a ver o filme e, posteriormente, distanciou-se dele. Os cineastas removeram muitos dos temas anarquistas e as referências a drogas que estavam na história original e também alteraram a mensagem política para o que eles acreditavam que seria mais relevante para um público de 2006.
O filme foi visto por muitos grupos políticos como uma alegoria da opressão do governo. Libertários usaram isso como uma afirmação conservadora contra a intervenção governamental na vida dos cidadãos. Anarquistas usaram esse filme para propagar a teoria política do anarquismo.
(Wikipédia)


Sem mais delongas, V de Vingança é um filme que beira á perfeição, principalmente pela atuação de Natalie Portman (Rainha Padmé Amidala, na série Star Wars) como a determinada mocinha Evey, que por acaso se torna a parceira do carismático e libertário V. Mas o filme se torna bastante interessante quando a questão é a filosofia por trás de tudo, e também o contexto político, até mesmo histórico nele abordado, denunciando o tipo de governo despótico e autoritário que em vários momentos da história humana se fez presente. 
Como uma distopia, muito bem atualizada, o filme retrata uma sociedade futurista (mais precisamente Londrina) que enfrenta problemas em seu governo, revelando a fragilidade do caráter e da sensatez humana quando "as coisas" estão difíceis. 


V (o mascarado) juntamente com Evey toma a frente de uma ação revolucionária com ideais liberais e pacifistas, adquirindo inúmeros seguidores que como ele, tornaram a máscara o símbolo da revolução.


O legal é que o filme é uma adaptação do livro , e existe uma série de quadrinhos que retrata toda a estória. Para quem ainda não conhecia V de Vingança, digo que com certeza deve assistí-lo, é um filme inspirador e realista, você vai se surpreender.




Trailer:










1 comentários:

Neu disse...

Já ouvi falar bastante no filme e já me indicaram várias vezes, mas, até hoje não assisti (nem sei porquê). Dessa vez, vou lembrar de baixá-lo. Haha.
Ótimo artigo! :)

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template by Best Web Hosting